Aprendendo sobre energia e meio ambiente utilizando artefatos com realidade aumentada
O projeto de extensão “Desenvolvimento de artefatos com realidade aumentada para o ensino de ciências da natureza” (SIGPEX nº 202202976, em anexo) integra o Programa Realidade Aumentada nas Escolas (RAEscolas – https://raescolas.ufsc.br), resultado de uma parceria inovadora entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a UFSC. Esse projeto executado de 01/04/2022 a 18/04/2024, sob coordenação do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) da UFSC Araranguá, Professora Dra. Eliane Pozzebon, foi realizado em parceria com o NUDAPE. Tal projeto desenvolveu o Kit Meio Ambiente e o Kit Energia na forma de artefatos em Realidade Aumentada (RA) para apoio ao processo de ensino-aprendizagem nesses temas na educação básica, com enfoque nos ensinos fundamental II e médio. O desenvolvimento dos kits consistiu em 4 etapas: verificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de materiais didáticos do ensino fundamental II e ensino médio, seleção de conteúdo, consulta a professores da educação básica e elaboração dos artefatos em RA por uma equipe de 1 Professora e 9 estudantes da Engenharia de Computação, 2 professoras e 2 estudantes da Engenharia de Energia. O kit Meio Ambiente é composto por vinte cards, agrupados em seis temáticas: água e tratamento, fotossíntese e célula vegetal, reciclagem, matéria orgânica, carbono e petróleo e impactos ambientais – englobando, portanto, alguns dos principais aspectos, soluções e consequências da interação entre o homem e a biosfera. O kit Energia também é composto por 20 cards distribuídos em 4 temáticas: fundamentos de energia, energias renováveis, motores e conversão de energia, energia nuclear. Neste projeto, essas ferramentas recém-produzidas foram difundidas ao seu público-alvo por meio de ações realizadas junto a escolas de Araranguá e região, e materiais demonstrativos da sua aplicação foram elaborados e divulgados em escolas, em eventos e no formato digital, em português e inglês dado que ambos os kits foram elaborados também na versão em inglês para difusão internacional. Os resultados dessas ações foram avaliados a fim de se validar os produtos desenvolvidos. A atuação da UFSC Araranguá nesse âmbito possibilitaampliar sua visibilidade no contexto nacional e internacional, e buscar novos parceiros e novas oportunidades em pesquisa e extensão no tema.
Período de execução: 01/03/2024 a 31/12/2024
Financiamento: Edital Nº 07/2023/PROEX/UFSC, Programa de Bolsas de Extensão – PROBOLSAS 2024
Coordenação: Professora Dra. Elaine Virmond