Intercâmbio artístico-cultural entre a UFSC e a Casa da Fraternidade em Araranguá/SC [Concluído]
A UFSC ainda é pouco reconhecida no sul catarinense e deve, por meio de ações de extensão comunitária, se aproximar do seu público-alvo e efetivamente ofertar formação gratuita e de qualidade, especialmente à comunidade em condições de vulnerabilidade social atendida pela Casa da Fraternidade, uma organização assistencial, educacional e cultural instituída há 33 anos em Araranguá/SC. Por outro lado, a demanda por oferta artístico-cultural pela comunidade acadêmica da UFSC na cidade de Araranguá cresce com a sua expansão. A promoção do intercâmbio artístico-cultural entre a UFSC e a Casa da Fraternidade busca envolver acadêmicos em ações sociais e artístico-culturais da comunidade externa e ampliar alternativas para os jovens que se veem inseridos em um meio de oportunidades desiguais.
Para isso, um fanzine e um jornal cultural em formato digital serão planejados e executados de forma conjunta e divulgados na plataforma on-line MapeandoAra elaborada em projeto anteriormente apoiado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), registrado no Sigpex sob nº 201903254. Essa plataforma também será atualizada com conteúdos culturais da UFSC e da Casa da Fraternidade disponibilizados em outros formatos e divulgada entre o público dos fazedores de cultura de Araranguá.
A equipe do projeto reúne dois estudantes de graduação, uma técnica-administrativa em educação e duas professoras da UFSC, além de um educador da Casa da Fraternidade de Araranguá/SC. Os resultados esperados neste projeto incluem: ter a cultura universitária da UFSC difundida na comunidade atendida pela Casa da Fraternidade, de forma que a mesma reconheça a instituição como oportunidade para mudança de vida; ter estudantes da UFSC aproximados de ações sociais e em maior contato com atividades artístico-culturais realizadas pela Casa da Fraternidade, ampliando-se assim o leque de atividades extracurriculares; e ter colaboradores e jovens atendidos pela Casa da Fraternidade capacitados na área de preparo e produção de conteúdo digital para que possam potencializar suas atividades-fim, melhorar suas habilidades de comunicação e contribuir para essa forma de promover arte e cultura junto à sociedade. As atividades deste projeto serão executadas de forma remota enquanto perdurar a necessidade de distanciamento social em função da pandemia de Covid-19.
Período de execução: 01/05/2021 – 31/03/2022