Estudo do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em Maracajá/SC visando à recuperação energética

O desenvolvimento de combustíveis derivados de resíduos sólidos urbanos é uma opção para reduzir a quantidade de resíduos destinada a aterro sanitário, oferecer tratamento alternativo com foco no aproveitamento de frações não recicláveis ou com processo de reciclagem ainda não disponível ou acessível atualmente (rejeitos) por meio da recuperação energética desses.

Neste trabalho, a produção de resíduos sólidos urbanos no município de Maracajá/SC será levantada; dados relativos à quantidade processada e às práticas atuais de tratamento de resíduos sólidos urbanos no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Acendino José Capella serão coletados e analisados; frações passíveis de aplicação para o desenvolvimento de produtos como, por exemplo, combustível derivado de resíduos sólidos urbanos, serão investigadas e caracterizadas.

Ao se desenvolver tratamentos alternativos ao aterramento de resíduos sólidos urbanos, integrados aos demais níveis da hierarquia de gestão de resíduos sólidos (reduzir, reutilizar, reciclar, recuperar, aterrar), benefícios sociais, econômicos e ambientais poderão ser obtidos. Neste projeto serão investigadas formas alternativas e inovadoras para incrementar o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no Centro de Triagem de Maracajá/SC visando à obtenção de produtos derivados de rejeitos da triagem.

A literatura científica no tema em estudo será incrementada, servindo de subsídio para desenvolvimento e implementação dos processos estudados em outros municípios ou empresas da área de saneamento, que poderão ser beneficiadas a partir de investimentos que incorrerão na geração de produtos de maior valor agregado, criando um novo elo na sua cadeia de negócios.

A obtenção de produtos derivados de valor agregado, a produção e a aplicação energética do combustível derivado de resíduos sólidos urbanos pode reduzir volume e despesas da administração municipal com disposição de rejeitos da etapa de triagem em aterro sanitário. Promover práticas mais sustentáveis no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos incorrerá na educação ambiental da população, na expansão da cobertura da rede de coleta e tratamento de resíduos, contribuindo assim para tornar o saneamento básico mais sustentável. Assim, a realização deste trabalho contribuirá para avançar no desenvolvimento do setor de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no litoral sul catarinense, tal como vem ocorrendo em outras regiões do estado.

Período de execução: 01/09/2021 – 31/08/2022