Desenvolvimento de combustível derivado de resíduos sólidos urbanos e biomassa visando à recuperação energética

Este projeto consiste em uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC, Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imbituba – COOPERZIMBA e tem como área de abrangência o litoral sul catarinense. Será executado a partir de novembro/2021 pelo prazo de 24 meses para desenvolver um combustível derivado de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e biomassa, visando reduzir a quantidade de resíduos destinada a aterro sanitário, oferecer tratamento alternativo para RSU com foco no aproveitamento de frações não recicláveis ou com processo de reciclagem ainda não disponível ou acessível atualmente (rejeitos), e à recuperação energética desses.

Para isso, a disponibilidade efetiva de RSU na região será quantificada; dados relativos à quantidade processada e às práticas atuais de tratamento de RSU serão coletados e analisados; frações passíveis de aplicação para o desenvolvimento desse novo produto serão investigadas e caracterizadas. Métodos de pré-tratamento e preparação de misturas de RSU e biomassa serão testados, e as misturas selecionadas serão compactadas. O combustível derivado de RSU e biomassa será caracterizado, submetido a ensaios preliminares de conversão térmica e um estudo preliminar de viabilidade técnica e econômica da sua produção será realizado.

Ao se desenvolver tratamentos alternativos ao aterramento de RSU, integrados aos demais níveis da hierarquia de gestão de resíduos sólidos (reduzir, reutilizar, reciclar, recuperar, aterrar), benefícios sociais, econômicos e ambientais serão obtidos. Como resultado deste projeto será oportunizada forma alternativa e inovadora para o gerenciamento de RSU, e o combustível alternativo, em parte renovável, poderá ser ofertado ao mercado energético e industrial. Dependendo do combustível que substitua, pode-se impactar positivamente por meio de ganhos de eficiência energética e redução da emissão de poluentes.

A literatura científica no tema em estudo será incrementada, servindo de subsídio para implementação dos processos estudados em empresas da área de saneamento, que poderão ser beneficiadas a partir de investimentos que incorrerão na geração de produtos de maior valor agregado, criando um novo elo na sua cadeia de negócios. A produção e aplicação energética do combustível derivado de RSU e biomassa pode reduzir volume e despesas das administrações municipais com disposição de resíduos em aterros sanitários. Promover práticas mais sustentáveis no gerenciamento de RSU incentivará a expansão da cobertura da rede coleta e tratamento, contribuindo assim para tornar o saneamento básico mais sustentável. Assim, a realização deste trabalho contribuirá para avançar no desenvolvimento do setor de gerenciamento de RSU no sul catarinense, tal como vem ocorrendo em outras regiões do estado. Projeto financiado com recursos FAPESC.

Período de execução: 01/11/2021 – 31/10/2023